top of page

Tratamentos e exames

Executados por quem entende a sua circulação

Aliando tradição e excelência, nossos procedimentos são executados somente por médicos, cirurgiões vasculares. Isso garante a você o acesso a uma ampla e atual gama de tratamentos cientificamente aprovados pelas sociedades de Cirurgia Vascular do Brasil e do mundo.


São no mínimo 10 anos de estudo para a formação de um cirurgião vascular. Ele tem todos elementos necessários  para interpretar seus sintomas, examinar e por fim indicar o melhor tratamento. E, mais importante, pode contra-indicar certos tratamentos tidos como "corriqueiros" mas que, em certos casos, podem levar a úlceras ou até mesmo trombose.


Entregue a saúde de suas pernas ao profissional certo. ​Somente um cirurgião vascular tem o conhecimento necessário para indicar corretamente o seu tratamento, além de oferecer todo suporte no pós procedimento, garantindo mais segurança e melhores resultados.

Imagem.png

Tratamentos

Tratamento de Vasinhos

O que é?

Aplicação (escleroterapia) é um tratamento para eliminar os vasinhos de pele, melhorando tanto o aspecto estético como os sintomas de queimação e coceira no local.

Indicações

Ele pode ser feito nos vasos finos das pernas. Veias maiores, as varizes, não podem ser eliminadas com esse método. Pacientes gestantes, diabéticos descompensados ou com insuficiência arterial não devem fazer esse tratamento.

Tratamento

Numa sessão aplicamos uma medicação, geralmente a glicose, com uma agulha muito fina em cada vasinho. Isso causa o clareamento gradual dos vasos . Cada sessão dura em torno de 15 minutos e não há necessidade de repouso. É necessário evitar o sol na região tratada. O número de sessões varia conforme a quantidade de vasos e o tempo que eles existem na perna.

Aplicação de Espuma na Veia Safena

O que é?

A safena é a principal veia causadora de varizes nas pernas e quase sempre não é visível, daí ser chamada de "variz interna". Dependendo do grau de comprometimento ela também deve ser tratada e aqui temos outras opções além da cirurgia convencional.

Indicações

Por ser um procedimento sem cortes ou aquecimento ele não precisa de anestesia, tampouco internação ou repouso. O paciente sai andando do consultório podendo dirigir normalmente. Somente atividade física mais pesada deve ser evitada nos primeiros dias além da não exposição ao sol.

Tratamento

Podemos esclerosar (secar) esta veia através do calor (Laser, Radiofrequência)  ou através de medicações como o polidocanol (Espuma). Nessa aplicação injetamos a espuma de polidocanol dentro da veia da safena guiada pelo Ultrassom doppler. A espuma causa uma esclerose (secagem) da veia diminuído seu calibre até ser absorvida pelo organismo posteriormente.

Tratamento de varizes com espuma

O que é?

Consiste em esclerosar (secar) as veias dilatadas sem cirurgia ou anestesia.

Indicações

Melhor Indicada para varizes de pequeno e médio calibres.

Tratamento

Na Aplicação de Espuma, guiados pela Venoscopia (aparelho que emite um feixe de LED  vermelho de forte intensidade e que identifica as veias que nutrem os vasinhos de pele) "secamos" essas veias nutridoras dos vasos, diminuindo o número de sessões necessárias, além de retardar o surgimento de novos vasos. O não tratamento dessas veias nutridoras é uma das principais causas do insucesso no tratamento dos vasinhos que não enxergamos na pele sem o uso de venoscopia. Tratamos também varizes maiores, melhorando os sintomas de peso e inchaço.

Por não haver cortes, os hematomas são mínimos e praticamente não há necessidade de repouso nem de anestesia e internação.

Cirurgia de varizes convencional

O que é?

Consiste na retirada de varizes através de micro-incisões na pele.

Indicações

Usada para tratar as veias mais calibrosas (varizes) que não podem ser eliminadas através da escleroterapia.

Tratamento

Realizado em hospital, sob raquianestesia + sedação , retiramos as varizes através de micro-incisões, geralmente sem a necessidade de pontos na pele. No caso de doença também na veia safena a mesma é retirada através de duas pequenas incisões na pele. Após o tratamento deve-se usar meias elásticas, e fazer repouso que varia de poucos dias a 3 semanas, dependendo da quantidade e calibre das varizes tratadas.

Cirurgia de varizes com Radio-frequência ou Laser

O que é?

Neste caso usamos uma fibra no interior da veia que gera calor localizado de modo a cauterizar a mesma sob a pele.

Indicações

Usada para tratar as veias safenas no lugar da flebo-extração convencional.

Tratamento

Realizado em hospital, sob raquianestesia + sedação, puncionamos a veia safena guiados pelo Eco-doppler e introduzimos um cateter ao longo de toda a veia. Em seguida cauterizamos a mesma sempre guiados em tempo real pelo Eco-doppler intra-operatório. No mesmo ato retiramos as varizes menores através de micro-incisões, geralmente sem a necessidade de pontos na pele. Após o tratamento deve-se usar meias elásticas, e fazer repouso, porém este tende a ser mais curto visto que o uso deste método diminui os hematomas comparado a retirada convencional da safena.

Exames

Eco-Doppler Colorido

É o exame padrão ouro na investigação das doenças vasculares. Através da imagem e da análise espectral do fluxo, verificamos a passagem do sangue dentro dos vasos determinando a presença de estreitamentos, obstruções, tromboses e ainda dilatações no caso das varizes. Por ser um exame de ultrassom, não há necessidade de contrastes ou maior preparo prévio sendo isento de quaisquer efeitos colaterais. Na Clínica realizamos exames venoso e arterial nos membros e nas carótidas, na região cervical.

Venoscopia

Aparelho que usa uma luz de led de alta intensidade para visualizar as veias sob a pele. Com isso conseguimos tratar varizes antes mesmo que elas se tornem aparentes e também tratar as veias nutridoras dos vasinhos que se não forem tratadas são causa frequente e insucesso ou recidiva (volta) dos vasinhos.

Castro Vascular
bottom of page